top of page

A Natureza em cada célula do meu ser - Yoga e os 5 elementos da Natureza



Quando comecei a explorar este tema na minha prática pessoal, sentia que precisava de me conectar com a energia da mãe natureza, precisava de a encontrar em mim, em cada manifestação, porque me encontro nela a cada respiração. E foi nesta interação que fui encontrando a resposta dentro de mim. Eu e tu simbolizamos toda a existência. A perfeição do nosso pequeno universo, aquele que habita em nós, reflete a perfeição do todo, do grande universo, do cosmos. Em cada átomo, em cada partícula, tudo em mim é uma representação da natureza.


O yoga olha para o homem como a manifestação do Universo e da própria Natureza. A energia e a composição da natureza manifesta-se em mim e em ti, e não estamos nem somos diferentes dela. EU sou o TODO e o TODO sou EU.


Segundo a tradição do Yoga e do Ayurveda tudo na natureza é composto por cinco elementos básicos: terra, água, fogo, ar e éter. O mundo e todo o universo são uma entidade integrada composta destes cinco elementos fundamentais que são chamados de “bhutas”. No nosso corpo estes princípios energéticos elementares também ganham vida e expressam-se de várias formas ao longo de toda a nossa existência.



Terra

O elemento terra (prithvi) é o elemento do corpo, da solidez, da firmeza. Da conexão com o todo! Do ponto de vista fisiológico, a terra é responsável por tudo aquilo que é físico no corpo e por todas as estruturas que possuem as qualidades anteriores, como os ossos, os músculos, os tendões, etc. O sentido conectado à terra é o sentido do olfato. Cada elemento está também associado a um chakra (centro energético) e, neste caso, o elemento terra manifesta-se através do primeiro chakra, o chakra da raiz (muladhara).



Água

O elemento água (apas) é o elemento da fluidez, da adaptação, da mente e é caracterizado pelo movimento. É criativo, amplifica e transmite som. No corpo, está relacionado com os sistemas fluidos, nomeadamente os sistemas circulatório e linfático, assim como com os rins e os genitais. O sentido a que está conectado é o paladar e é representado pelo segundo chakra, o chakra umbilical (svadhisthana).


Fogo

O elemento Fogo (agni) é o elemento do calor, da luz, da energia! Tem uma força de transformação e renovação, de movimento e atividade, de foco e concentração. No corpo este elemento manifesta-se sobre o sistema digestivo e muscular, o impulso elétrico do coração e o sistema imunitário. O sentido conectado ao elemento fogo é a visão e o chakra que o representa é o terceiro chakra, o chakra do plexo solar (manipura).


Ar

O elmento Ar (vayu) é o elemento do espírito, da leveza, da expansão, da ausência de forma. No corpo, manifesta-se no sistema respiratório. O sentido conectado ao ar é o tato e o chakra que representa este elemento é o quarto chakra, o chakra cardíaco (anahata).


Éter

O elemento Éter (akasha) é o elemento do espaço, do vazio, da totalidade! É o elemento que contém e está contido em tudo. No corpo, está relacionado com o sistema nervoso. Tem uma energia de calma, a presença, libertação, desapego e recetividade. O sentido conectado ao éter é a audição e o chakra que o representa é o quinto chakra, o chakra da garganta (vishudda).


Este conhecimento, sobre a expressão e integração dos elementos no nosso corpo físico, permite-nos conectar durante a nossa prática e fora dela, com a poderosa energia dos 5 elementos que constituem tudo o que É! Ao percebermos e reconhecermos a magia e a força de cada um deles, e ao alinharmo-nos com essa vibração, podemos aceder à manifestação plena do nosso maior potencial e integramos a consciência de que somos parte de um todo, conectados com uma energia superior elevada, aquela que nos rodeia e aquela que nos habita, a energia da mãe Natureza!



O teu corpo reflete a perfeição da mãe Natureza!

A força da Natureza, habita em TI!


Se quiseres saber mais sobre a magia dos 5 elementos na prática do yoga e como os harmonizares na tua vida, junta-te a nós no Programa de Yoga e Meditação Online 5 elementos da Tua Natureza.

Abraço-te em amor!

Márcia Viana


2.298 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page