top of page

O que é o yoga? Uma prática física? Uma filosofia? Um estilo de vida?



São cada vez mais as pessoas que procuram o yoga, seja porque precisam de ultrapassar algumas questões físicas, seja porque ouviram dizer que ajuda a acalmar e a lidar com a ansiedade, ou simplesmente porque procuram um equilíbrio que ainda não conseguiram atingir de outra forma. Mas, afinal, o que é o yoga? Uma prática física? Uma filosofia? Um estilo de vida?


Para percebermos o que é o yoga, precisamos de nos libertar da «fotografia perfeita» e das posturas acrobáticas que estamos habituadas a ver, enquanto representação do yoga. O yoga é uma prática real — para pessoas reais, seja qual for o seu tipo de corpo e/ou condição física —, que se apresenta como um caminho de autoconhecimento e de crescimento pessoal. Fazendo este caminho, conseguimos aproximar-nos da nossa verdadeira essência, de quem realmente somos, além de todos os papéis que desempenhamos na nossa vida e daquilo que esperam de nós. A prática de yoga aponta para a expressão plena do teu ser, da tua verdadeira natureza e, para isso, é preciso tocar bem mais do que o teu corpo.


O yoga olha para o nosso corpo como uma expressão física do que levamos dentro. O que nutrimos, o que alimentamos no nosso interior acaba por afetar a nossa condição física, a nossa saúde e o nosso bem-estar. Cuidando do nosso corpo, através da prática física das posturas de yoga, é possível fortalecer, purificar e equilibrar não só os nossos ossos, músculos e ligamentos, mas também todos os nossos sistemas orgânicos, o nosso corpo energético, a nossa mente e as nossas emoções, mesmo as mais escondidas e que muitas vezes preferimos não ver. A consciência profunda na respiração e a regulação intencional da mesma facilitam todo este processo, a nível físico e energético e, em íntima relação com as posturas, abre o espaço necessário para a meditação, uma prática que, por si só, constitui um caminho em direção à tua verdadeira natureza. Este processo de união entre corpo, mente e espírito, e a consciência profunda de quem és, a cada momento, é a essência de viver e crescer em yoga.


Esta prática não consiste na arte de colocar os pés atrás da cabeça e de conquistar posturas que, muitas vezes, não são benéficas para o teu corpo. Não é algo separado de nós e das nossas vidas diárias, não é algo que fazemos num momento e deixamos de fazer no outro. A prática de yoga conduz-nos a um estado mais elevado de consciência, que toca todos os campos da nossa vida e nos permite ir reconhecendo uma nova forma de viver, muito além do nosso tapete. Praticar yoga é um caminho para estarmos profundamente conectados connosco, com o nosso corpo, com o que acontece em nós, agora! É o caminho para nos encontrarmos em presença e celebrarmos o momento presente, com a tranquilidade de quem sabe que esse momento tem tudo o que precisamos para sermos felizes, reais e podermos crescer e melhorar.


Viver em yoga não muda a forma como os acontecimentos surgem na nossa vida, mas transforma profundamente a forma como olhamos para as nossas experiências, permitindo-nos reconhecer que já somos tudo aquilo que estávamos à procura.


Texto escrito para o site Frederica




213 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page